sábado, 18 de junho de 2011

A Fita Branca (2009)



Informações Técnicas:

Título no Brasil:  A Fita Branca
Título Original:  Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte
País de Origem:  Áustria / Alemanha / França / Itália
Gênero:  Suspense
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 144 minutos
Ano de Lançamento:  2009
Estréia no Brasil: 12/02/2010
Estúdio/Distrib.:  Imovision
Direção:  Michael Haneke




Elenco:

Christian Friedel ... The School Teacher
Ernst Jacobi ... The School Teacher (voz)
Leonie Benesch ... Eva
Ulrich Tukur ... The Baron
Ursina Lardi ... The Baronin
Fion Mutert ... Sigi
Michael Kranz ... The Home Teacher
Burghart Klaußner ... The Pastor
Steffi Kühnert ... The Pastor's Wife
Maria-Victoria Dragus ... Klara
Leonard Proxauf ... Martin
Levin Henning ... Adolf
Johanna Busse ... Margarete
Thibault Sérié ... Gustav
Josef Bierbichler ... The Steward
Gabriela Maria Schmeide ... The Steward's Wife
Janina Fautz ... Erna
Enno Trebs ... Georg
Theo Trebs ... Ferdinand
Rainer Bock ... The Doctor
Susanne Lothar ... The Midwife




Sinopse:
Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade.




Crítica:

Um baita filme no maior estilo de se fazer cinema que vai muito além do entreterimento e se foca completamente numa visão pessoal do diretor para mostrar sua versão de uma fato que marcou um lado negro da história da humanidade, no caso aqui o que teria feito um país ser tão facilmente influenciado pela ira de Hitler a se mover num ato de vingança contra os judeus e vários outros países na Segunda Grande Guerra.

Aqui no filme o diretor Michael Haneke faz uma interessante analogia em comparar a rotina de vida de uma vila de camponeses no interior da Alemanha prestes ao início da 1ª Guerra Mundial, onde maneira como os chefes de família criavam seus filhos e tratavam suas mulheres, ou seja, basicamente a sociedade era patriarcal, machista e rígida onde qualquer ato de indiciplina por parte dos filhos era reeprendida com castigos violentos e as esposas eram apenas serviçais e objetos sexuais dos homens, com a sede de vingança dessa geração  já crescida e oprimida pela maneira com que foram criados na sua infância e adolescencia poderiam ter sido uma das causas para uma desencadear o sentimento de ódio e irracionalidade que o povo alemão foi tomado na Segunda Guerra Mundial.

Maravilhosamente dirigido e uma fotografia simplesmente perfeita totalmente rodada em branco e preto, o filme foi Palma de Ouro em Cannes em 2009 e ganhador do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Com certeza agrada apenas aqueles além de gostarem do cinema não tradicional, usam o cinema como maneira de conhecer pontos de vista de pensadores que diferem daquilo que tentam nos enfiar pela tela da tv, nos jornais ou nos livros de história.


Nota: (Excelente)



Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=z5GH_ndoyAA



Assistir On Line:

http://www.megavideo.com/v/WZFTNSFJ970ccd35b2c5860df53c02201fda8c9d



Download do Filme:

http://www.megaupload.com/?d=Z0KMY4ER (Legendado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário