segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Praia (2000)



Informações Técnicas:

Título no Brasil:  A Praia
Título Original:  The Beach
País de Origem:  EUA / Reino Unido
Gênero:  Aventura
Classificação etária: 18 anos
Tempo de Duração: 119 minutos
Ano de Lançamento:  2000
Site Oficial: 
Estúdio/Distrib.:  Figment Films
Direção:  Danny Boyle





Elenco:

Leonardo DiCaprio ... Richard
Daniel York ... Hustler
Patcharawan Patarakijjanon ... Hotel Receptionist
Virginie Ledoyen ... Françoise
Guillaume Canet ... Étienne
Robert Carlyle ... Daffy
Somboon Phutaroth ... Cleaning Woman
Weeratham 'Norman' Wichairaksakui ... Detective
Jak Boon ... Travel Agent
Peter Youngblood Hills ... Zeph
Jerry Swindall ... Sammy
Krongthong Thampradith ... Woman with Key
Abhijati 'Meuk' Jusakul ... Senior Farmer
Sanya 'Gai' Cheunjit ... Farmer
Kaneung 'Nueng' Kenia ... Farmer
Somchai Santitarangkul ... Farmer
Seng Kawee ... Farmer
Somkuan 'Kuan' Siroon ... Farmer
Paterson Joseph ... Keaty
Zelda Tinska ... Sonja
Victoria Smurfit ... Weathergirl
Daniel Caltagirone ... Unhygenix
Peter Gevisser ... Gregorio
Lars Arentz-Hansen ... Bugs
Tilda Swinton ... Sal





Sinopse:

Em um hotel barato de Bangcoc Richard (Leonardo DiCaprio) conhece Françoise (Virgine Ledoyen) e Étienne (Guillaume Canet), um casal de franceses. Ele também encontra Patolino (Robert Carlyle), um viajante mais velho marcado por anos de sol e drogas. De forma paranóica Patolino conta a Richard a improvável história de uma ilha secreta, um paraíso na Terra, a praia perfeita sem a presença de turistas. No dia seguinte, Richard encontra um mapa desenhado a mão da ilha descrita por Patolino preso na sua porta. Ele vê nisto "algo diferente", pois não pretende fazer a mesma coisa que todos os outros turistas, assim Richard vai procurar Patolino e descobre que ele se suicidou cortando os pulsos. Richard persuade Françoise e Etienne a se juntarem a ele em uma viagem seguindo o mapa de Patolino. Para irem até "a praia" eles arriscam suas vidas ao nadarem em mar aberto de uma ilha para outra, se arrastando e correndo de guardas armados, que vigiam uma plantação de maconha, e pulando de uma cachoeira, mas ao chegarem ao sonhado destino encontram uma pequena comunidade de viajantes, que como eles encontrou "a praia" e vivem em segredo. Eles recebem as boas-vindas do grupo e esta parte da ilha paradisíaca se torna a casa deles, deixando para trás o mundo que conheciam. Mas na realidade este céu na Terra não é tão perfeito. Conflitos pessoais e ciúmes criam uma violenta rivalidade e trágicos eventos dividem a comunidade. Bastante isolado e transtornado, Richard não sabe o que fazer, pois o sonho se tornou um pesadelo e o paraíso virou um inferno. Agora sua única meta é partir. Mas a fuga não será fácil, pois "a praia" é um lugar secreto, que alguns defenderão até a morte.




Crítica:

Hoje em dia o diretor Danny Boyle conseguiu respeito e está entre os diretores tops do momento, tanto que recentemente ganhou o Oscar com "Quem Quer Ser Um Milionário" que por sinal é fantástico. Geralmente filmes de estréia são os mais impactantes e menos comerciais. Não foi o caso de Danny Boyle, pois a "A Praia" não é seu filme de estréia, mas com certeza é o filme mais experimental de todos. É tanta "viagem na maionese" que o filme se perde em sua metade final e meio tanta coisa fora do padrão.

Creio que muitos perderam a vontade de assistí-lo antes mesmo do filme chegar a sua metade. Mas a história é até interessante, mostrando um grupo de jovens ocasionalmente se encontram em um hotel na Taylandia e acabam descobrindo um mapa que leva a uma ilha paradisíaca onde quem consegue encontrá-la não acha razões para voltar a sociedade. Eles partem então a procura da tão misteriosa ilha e quando a encontram dão de cara com traficantes de maconhã que detém o poder da metade da ilha, mas acabam conseguindo fugir deles e encontrando do outro lado o paraíso e uma civilização que ali mora isolada. Logo fazem amizade e descobrem a razão para nunca mais voltar a civilização, pois ali vive-se da pesca, caça e tudo que se encontra na natureza, as paisagens são dignas de um paraíso, ninguém precisa trabalhar e nem há moeda. Mas o  mais legal do filme foi a idéia de expor que mesmo num paraíso, sem regras ou uma Constituição a convivência entre seres humanos não é fácil, pode-se passar de céu a inferno em instantes.

Porém se o filme explorasse mais a tensões quem foram criadas pelo roteiro com certeza renderia resultados muito melhores, mas  se perde com muito experimentalismos do diretor, como a cena em que o Richard (Leonardo Di Caprio) encarna um personagem de vídeo-game. Ou mesmo coisas que ficam no ar, por exemplo,  onde os membros dessa civilização encontraram dinheiro para que Richard e Sal (Tilda Swinton) voltassem a Taylandia para comprar arroz, que os que eles usavam no dia-a-dia contraiu fungos. Lindas paisagens, algumas ótimas cenas e idéias que não conseguém camuflar os erros do roteiro e as "viagens" em demasia de Danny Boyle.


Nota:  (Regular)



Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=b1Z49Hjc6uk




Download do Filme:

http://www.megaupload.com/?d=3027DW9V




Trilha Sonora:

Leftfield - Snakeblood

Woozy - Faithless

New Order - Brutal

Underworld - 8 Ball

Orbital - Beached

Moby - Porcelain

Suger Ray - Spinning Away

ALL Saints - Pure Shores

Asian Dub Foundation - Return of Django

Junkie XL - Synasthesia

The Chemical Brothers - Out Of Control

Blur - On Your Own

Lunatic Calm - Neon Reprise

Nenhum comentário:

Postar um comentário