quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Marcas da Guerra (2005)




Informações Técnicas:

Título no Brasil:  Marcas da Guerra
Título Original:  Sorstalanság
País de Origem:  Hungria / Alemanha / Inglaterra
Gênero:  Guerra
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento:  2005
Site Oficial: 
http://www.fateless.co.uk
Estúdio/Distrib.:  California
Direção:  Lajos Koltai




Elenco:

Marcell Nagy ... György Köves
Béla Dóra ... Smoker
Bálint Péntek ... Pretty boy
Áron Dimény ... Bandi Citrom
Péter Fancsikai ... Older Kollmann boy
Zsolt Dér ... Rozi
András M. Kecskés ... Finn
Dani Szabó ... Moskovich
Tibor Mertz ... Fodor
Péter Vida ... Lénárt
Endre Harkányi ... Old Kollmann
Márton Brezina ... Younger Kollmann boy
Zoltán Bukovszki ... Zoli
Gábor Nyiri ... Hedge
Jenö Nagy ... Jenö




Sinopse:

Se em O Passageiro um garoto aprende verdades nem tão agradáveis sobre o mundo dos adultos, neste Marcas da Guerra outro jovem, o húngaro Gyorgy, de 14 anos, terá de antecipar sua maturidade por força das circunstâncias. Sua realidade pacata muda por completo quando, com a explosão da Segunda Guerra, ele é enviado para um campo de concentração. Judeu, ele procura encontrar razões para sorrir mesmo em meio às atrocidades, sonhando em, um dia, retornar a sua Budapeste-natal.



Crítica:

Quando peguei em mãos o filme "Marcas da Guerra" esperava mais uma daquelas semelhantes películas sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial, cheio de pessoas sofrendo e sendo executadas, bombas e mais bombas caindo sobre as cidades e etc. "Marcas da Guerra" não mostra bombas caindo e nem possuem tantos generais doidos por executar e abusar dos fracos judeus nos campos de concentração.

Claro, há todo o terror concentrado, afinal é um filme que se passa na sua grande maioria num campo de concentração, mas a grande mensagem do filme é que mesmo em situações onde a gente pode estar o mais próximo daquilo que imaginamos ser o inferno, a esperança é a que reina e quee tempos melhores sempre poderão aparecer a qualquer momento, mesmo que a cada dia as coisas vão se complicando mais. Essa esperança pode ser até alguns minutos de um por do sol num campo de concentração, coisa que aliás deixamos de apreciar de graça, livremente e sem sofrimento no nosso dia a dia. Além disso o filme mostra bem que nessas situações encontramos pessoas que nos marcarão para sempre como verdadeiros amigos. É tão evidente isso, que György quando volta da Guerra, ao invés de correr para sua casa e rever sua família, corre primeiro para o endereço onde seu amigo mais fiel dentro do campo disse que morava e que iriam passear juntos.

Um filme com uma fotografia fantástica, cenas fortes e um elenco húngaro de primeira afiadíssimo. Vale destacar que há a participação especial de Daniel Craig (o atual 007 - James Bond). Emocionante, forte e sincero, um dos melhores filmes sobre a 2ª Grande Guerra já realizado.



Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=MhQ8_nhQe5U



Download do Filme:

http://www.megaupload.com/?d=B64KLXDV (parte 1)
http://www.megaupload.com/?d=UFHVF3UM (parte 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário