domingo, 24 de outubro de 2010

O Livro de Eli (2010)



Informações Técnicas:

Título no Brasil:  O Livro de Eli
Título Original:  The Book of Eli
País de Origem:  EUA
Gênero:  Suspense
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento:  2010
Estréia no Brasil: 19/03/2010
Site Oficial: 
Estúdio/Distrib.:  Sony Pictures
Direção:  Albert Hughes / Allen Hughes



Elenco:

Denzel Washington ... Eli
Gary Oldman ... Carnegie
Mila Kunis ... Solara
Ray Stevenson ... Redridge
Jennifer Beals ... Claudia
Evan Jones ... Martz
Joe Pingue ... Hoyt
Frances de la Tour ... Martha
Michael Gambon ... George
Tom Waits ... Engineer
Chris Browning ... Hijack Leader
Richard Cetrone ... Hijacker
Lateef Crowder ... Highjacker / Construction Thug
Keith Davis ... Hijacker
Don Tai ... Hijacker
Thom Williams ... Hijacker



Sinopse:

Eli (Washington) é um guerreiro solitário que sobreviveu a um não muito distante futuro pós-apocalíptico. Sua missão é atravessar os EUA para conseguir passar adiante conhecimentos que podem ser a chave para a redenção do planeta, escritos em um misterioso livro.


Crítica:

"O Livro de Eli" é um tipo de filme que agrada a todos os gostos, desde daquele que procura uma aventura cheia de cenas de ação, explosões e cenas de luta, como também os que gostam do cinema feito feito para refletir. Nessa aventura pós-apocalíptica, com boa parte das cenas feitas num tom sépia, o que nos faz perceber que o tempo atual do filme é 30 anos após uma guerra mundial que destruiu quase todo planeta.

A primeira comparação que temos em mente é com o filme "Mad Max", onde gangues controlam territórios, não há mais governo e a luta aqui não é por combustível e sim a água que é vendida a preço de ouro. Outra coisa que fica evidente é que a Guerra que causou a destruição de quase todo planeta foi por motivo santo, causando a revolta de toda a população, fazendo com fossem queimados todos  os exemplares da Bíblia Sagrada. Aí toda a parte intelectual e discussiva do filme e que muitos fundamentalistas religiosos podem não gostar do tema. Eu particularmente acho uma boa sacada esse tema, aliás quem é que disse que não podemos destruir um planeta por uma má interpretação do livro sagrado. Se todos defenderem seus pontos de vistas de maneira radical, ou visando o poder é possível sim, ainda mais num mundo em que vivemos tão bagunçado e maluco .

O único que possui o livro sagrado é Eli, interpretado pelo sempre ótimo Denzel Washington, que através de uma visão, recebeu ordens espirituais para levar essa única cópia para o Oeste até que encontre o local para deixá-la em segurança. Claro que todo mundo está de olho nesse livro, ainda mais os sobreviventes da Guerra que sabem ler e escrever e que com certeza sabem o poder de influência que esse livro tem e poderão usá-lo em favor próprio.

Um filme muito legal e acho que o cinema precisa mais de temas assim. Dirigido pelos irmãos Hughes (de "Do Inferno"), conta no ainda no elenco com excelênte Gary Oldman (o "Drácula de Brain Stoker"), a linda Jennifer Beals (de "Max Payne") e a participação especial de Malcom McDowell (de "Laranja Mecânica").


Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=t3qJj_ljctE


Assistir On Line:

http://www.megavideo.com/?v=UFCYIQFW


Download do Filme:

http://www.megaupload.com/?d=Q7NT4RCH


Trilha Sonora:

Al Green - How Can You Mend a Broken Heart

Ennio Morricone - Once Upon a Time in America

Anita Ward - Ring My Bell

Nenhum comentário:

Postar um comentário